Mauro Luis Iasi (2026) Em um mundo de tantas incertezas, uma conclusão parece certa: a disputa se resolverá no campo de batalha, e não nos civilizados salões da falecida ONU.
Mauro Luis Iasi (2026) Em um mundo de tantas incertezas, uma conclusão parece certa: a disputa se resolverá no campo de batalha, e não nos civilizados salões da falecida ONU.
Daniel Lázaro e Robson Sano e Sérgio Mantovani (2026) Na prática, o maior valor da IA surge na última milha: quando o modelo incorpora regras locais, dados históricos próprios.
The Economist (2026) MAGA’s foreign policy and imperialism.
Márcio Ferreira (2026) Professor erra ao confundir críticas à ideia de democracia racial com rejeição à miscigenação.
Rodrigo Perez (2026) Entre nós, são setores da esquerda que combatem a ideia de miscigenação e defendem identidades estanques.
Martin Wolf (2026) A população em declínio parece inevitável em um enorme número de países ricos, caso a imigração em massa seja descartada.
Ruchir Sharma (2026) Investimentos estrangeiros diretos nos EUA foram bem mais fracos que os investimentos em portfólio.
Paulo Roberto Pires (2026) O Centro Distante quer reformar o debate público segundo os princípios de um iluminismo de LED.
Lu Aiko Otta (2026) Nos bastidores do Ministério da Fazenda, cotado para diretoria do BC é apontado como aquele que ajuda a colocar a bola no chão nos momentos de maior pressão.
The Economist (2026) MAGA’s foreign policy and imperialism.
Drauzio Varella (2026) Nenhum país com mais de 100 milhões de pessoas dá acesso universal à saúde. Me revolta ver gente que nunca usou o SUS citar o NHS como exemplo.
Paul Krugman (2026) Europe can easily stand up to Trump’s bullying.
Eduardo Sombini (2026) em entrevista à Folha, Pierre Rosanvallon discute a linguagem de populistas como Trump e o voto de pobres em bilionários.
Cândido Bracher (2026) Caso Dreyfus mostra como instituições podem fechar-se em defesa dos seus próprios erros.
Rodrigo Nunes (2026) Operação militar sinaliza que os EUA poderão usar a força em proveito próprio, sem dever satisfações a ninguém.
Mario Sergio Conti (2026) Documentário agrupa uma centena de filmetes dos inventores do cinema feitos entre 1895 e 1950.
Juliana de Albuquerque (2026) Para Simone Beauvoir, a existência autêntica não estaria na realização plena de um fim, mas na tensão, mesmo que sob a forma do fracasso.
Alan Beattie (2026) A busca do presidente por riquezas minerais na América do Sul enfraquecerá os EUA.
Gita Gopinath (2026) Os danos causados pelas tarifas de importação dos EUA têm sido moderados até o momento, mas isso não vai durar.
Deirdre McCloskey (2026) Ensaio de intelectual britânico apresenta a 'mão invisível' enquanto seleção de grupo.