Good articles that I recently have read


Documentos 1 a 60 de 3514



Caio Graco e o papel da Editora Brasiliense

Dainis Karepovs (2021) A leitura de Caio Graco Prado e a Editora Brasiliense foi uma deliciosa porta de entrada às lembranças de juventude e, certamente, será a de muitos mais. (Resenha)



China vive processo de reformas histórico

Humberto Saccomandi (2021) A China está passando pelo processo de mudanças internas mais profundo desde as reformas de mercado introduzidas por Deng Xiaoping, a partir do final dos anos 70.



Número de brasileiros morando no exterior nunca foi tão grande como agora

Assis Moreira (2021) Segundo o Itamaraty, número de brasileiros no exterior cresceu 35% entre 2010-2020, passando de 3,1 milhões para 4,2 milhões.



Quem é o dono da justiça no Brasil?

Joaquim Falcão (2021) O monopólio que o Poder Judiciário acredita ainda ter está sendo ameaçado pelos vários sistemas de resolução de conflitos.



Powell joga água na fervura

Samuel Pessoa (2021) Momento de o Fed elevar os juros chegará; é melhor nos prepararmos.



Só há ruído sob Bolsonaro porque instituições são fortes

Christopher Garman (2021) Chance de ruptura no Brasil é baixa e economia é o que vai definir quadro eleitoral de 2022. (entrevista por Joelmir Tavares)



Condicionantes das operações compromissadas no Brasil

Fábio Terra e Cleomar Gomes (2021) Passivo do BC em abril equivalia a 15% do PIB e destoa de seus pares.



Tinhorão foi contraditório, mas fundamental ao unir música e Brasil

Fábio Palácio (2021) Sem o pesquisador, muito da história de nossa música ainda estaria na penumbra.



Otavio Frias Filho devorava os livros com curiosidade e método

Sérgio Dávila (2021) Diretor de Redação da Folha durante 34 anos e autor de ensaios morreu há exatamente três anos.



Crença de que todos os pensamentos decorrem do nosso livre pensar não se sustenta

Candido Bracher (2021) A circunstância exerce forte influência sobre nossos atos e reflexões.



Transformação digital e desenvolvimento

Francisco Gaetani e Virgilio Almeida (2021) Brasil segue distraído pelo desgoverno ativo e pelas disputas político-ideológicas desprovidas de projeto de nação, que dominam nossa agenda.



Emicida e a alegria necessária em tempos de ódio

Tatiana Salem Levy (2021) Se temos um governo que espalha ódio e ressentimento, devemos, então, buscar formas de nos enchermos de alegria.



Candidatos em 2022 têm que ter proposta para desigualdade racial

Helio Santos (2021) Racismo é sistêmico e políticas públicas têm que ser encadeadas, afirma ativista negro. (Entrevista de Érica Fraga)



Os intelectuais e o elefantino

Mário Sergio Conti (2021) Francisco Weffort e José Arthur Giannotti viveram as contradições entre pensamento e ação e o pessoal e o político.



Molecagem à beira do abismo

Antonio Prata (2021) Precisamos trazer os adultos pro debate.



Um outro problema de diversidade

Dani Rodrik (2021) Economia passa por um período de auto-exame de seus desequilíbrios raciais e de gênero.



Com 5 incêndios e desprezo do poder público, história da Cinemateca virou pesadelo kafkiano

Com 5 incêndios e desprezo do poder público, história da Cinemateca virou pesadelo kafkiano Carlos Augusto Calil (2021) Ex-diretor da instituição relembra série de percalços e tragédias nas últimas seis décadas



As estátuas do nosso desconforto

Boaventura de Sousa Santos (2021) Se as derrubamos, não é porque nos incomodem, em si mesmas. Mas por estarem vivas as três formas de dominação - capitalista, patriarcal e colonial - que as colocaram em pedestais e nos trouxeram a um presente que precisamos superar.



Quem é o dono da justiça no Brasil?

Joaquim Falcão (2021) O monopólio que o Poder Judiciário acredita ainda ter está sendo ameaçado pelos vários sistemas de resolução de conflitos.



Indústria brasileira: mudar ou mudar

Horácio Lafer Piva, Pedro Passos e Pedro Wongtschowski (2021) Se antes fazia sentido patrocinar políticas de cunho protecionista, mantê-las é prejudicial do ponto de vista da sociedade e das próprias empresas.



Desigualdade, tributação e esquerda

Oded Grajew e Eduardo Fagnani (2021) Injusto, sistema tributário brasileiro pode ser considerado inconstitucional.



Brasil - país-planeta

Paulo Nogueira Batista Jr. (2021) O Brasil tem condições, dimensão e experiência para atuar de forma decisiva, positiva e solidária nas grandes questões que preocupam o mundo hoje.



Vai pra Cuba!

Maria Rita Kehl (2021) Uma sociedade regida pelo pressuposto da igualdade de direitos e de dignidade entre todos os cidadãos produz, até certo ponto, subjetividades diferentes das produzidas pela lógica das sociedades capitalistas.



Desigualdade na renda e nos riscos

Sergio Firpo (2021) O Estado descuida dos riscos dos mais pobres.



Ideais da Revolução Francesa persistem, mesmo no Brasil bolsonarista

Jorge Coli (2021) Luz da razão pode ser encoberta, como nas trevas de hoje, mas claridades maiores surgirão a partir dela.



O padrão de vida dos brasileiros

Naércio Menezes Filho (2021) Trabalho em casa e as compras pela internet vieram para ficar.



Tudo virou cultura de fãs (fandom)

Ronaldo Lemos (2021) Bitcoin ou stellar? Magalu ou Mercado Livre? No capitalismo tardio, a carteira é novo coração.



O Brasil de Bresser

Leandro Fontoura (2021) Ex-ministro publica livro de memórias e mantém a esperança na construção da nação brasileira com crescimento econômico e independência dos países ricos.



Bresser-Pereira revê percurso intelectual e frustração com governos em livro de entrevistas

Ricardo Balthazar (2021) Ex-ministro de Sarney e FHC reflete sobre formação, erros e contradições em livro organizado por discípulos.



Privatizar a Eletrobras agravará a desindustrialização

Joaquim Francisco de Carvalho (2021) Investidores costumam rechaçar despesas extras, inclusive as ambientais.



Repressão fiscal e fim da hiperglobalização

Dani Rodrik (2021) Regras que favoreciam empresas globalizadas estão sendo reescritas.



The 'Cornwall consensus' is here

Gillian Tett (2021) Leaders gathering at the G7 now accept that globalisation creates vulnerabilities as well as efficiencies.



Economia brasileira - no caminho do "velho normal"

Luiz Fernando de Paula, Camila Vaz e Pedro Lange Netto (2021) Enquanto as desigualdades se acentuam, e a economia segue em perspectiva de baixa recuperação, a agenda econômica parece ser construída como se, em 2021, o país já estivesse recuperado e imune à pandemia.



A construção do pós-Bolsonaro

Marcos Nobre (2021) Por que a volta de Lula areja o ambiente e sacode o tabuleiro, mas não resolve o jogo. O possível segundo turno e o papel de Ciro Gomes. A chance desperdiçada em 2013. O golpe que a ultradireita, derrotada, tentará - e como enfrentá-lo.



Manifestações são o primeiro e eloquente grito contra o governo

José de Souza Martins (2021) O respeito às regras de segurança na pandemia fez o vírus da covid-19 um cúmplice só temporário do bolsonarismo



Quem ganha com os incentivos fiscais?

Juliana Acosta, Laila Bellix, Livi Gerbase e Marcello Baird (2021) Volume de recursos precisa ser avaliado de forma criteriosa e participativa.



Brahmins v merchants - Educated voters' leftward shift

The Economist (2021) A new paper by Thomas Piketty makes the rise of right-wing populism look like a historical inevitability.



Vamos ter saudades da Eletrobras

Roberto D'Araujo (2021) Limites para uso em políticas que impliquem prejuízo, situações onde ela deveria ser ressarcida pelo Tesouro



A MP do absurdo

Mauricio Tolmasquim e Nelson Hubner (2021) A reserva de mercado concedida a algumas fontes energéticas fere o marco regulatório atual.



A falha na pandemia

José de Souza Martins (2021) Governo se revela inconsciente e incapaz de conceber um grande plano de reforma econômica, política e social, de que o país carece para renascer das cinzas.



A política do século XX se foi para sempre

Yascha Mounk (2021) Em algumas democracias, partidos social-democratas parecem estar prestes a desaparecer por completo.



Quando a violência vem

Mario Sergio Conti (2021) 'Judas e o Messias Negro' e 'Quo Vadis, Aida?' retratam o colapso da política - Filmes, que foram destaque no Oscar 2021, mostram degeneração da convivência civil, que dá lugar à força homicida.



Patentes e colonização tecnológica

Rogério Cezar de Cerqueira Leite (2021) A patente aumenta a desigualdade entre países ricos e pobres.



Viva

Fernanda Torres (2021) Paulo Gustavo foi Cazuza, Renato, Cacilda e Leila, e por isso viva Paulo Gustavo.



Cuidado com os economistas

Dani Rodrik (2021) O neoliberalismo morreu. Ou talvez ainda esteja bem vivo. Experts têm falado em ambas as possibilidades atualmente. Mas, de qualquer forma, é difícil negar que algo novo está acontecendo no mundo.



Linhas de crédito para as MPEs

Caio Piza, Lauro Gonzalez e Rafael Dantas (2021) Decisão de garantir crédito para os pequenos está longe de ser uma escolha de Sofia.



Carece de ter muita coragem

Mario Sergio Conti (2021) Arrigucci cruzou o Liso do Sussuarão numa edição de bolso de 'Grande Sertão'. O livrão-livrinho de vida airada que conhecemos tem como charme tiro-e-queda um posfácio do escritor.



A exceção como regra

Oscar Vilhena Vieira (2021) O que a imagem de corpos pretos ensanguentados reforça é a realidade bruta de que a lei não é para todos.



Como é a política por trás do agronegócio

Maria Cristina Fernandes (2021) Livro de Caio Pompeia mostra por que o apoio a Bolsonaro vai além do agrolumpen e reconstrói a formação do setor econômico mais influente do país em que o "agro é pop" mas 59,3% vivem sob insegurança alimentar.



Não é possível dissociar golpe contra Dilma, Lava Jato e eleição de Bolsonaro

Luis Felipe Miguel (2021) 'Direita moderada', em que Joel Pinheiro da Fonseca se inclui, é incapaz de fazer autocrítica de suas ações recentes.



Recuperação da mata atlântica é oportunidade única para enfrentar mudança climática

Luiz Fernando Guedes Pinto (2021) Com combate ao desmatamento, Brasil pode contribuir para que metas do Acordo de Paris sejam alcançadas.



A mídia é macho, Lula

Marilene Felinto (2021) Sinceramente, Lula, quem vai entrar para a história é você (e em lugar privilegiado nesta infame história brasileira). Está na cara que é você. Não é nenhum jornalista. Então, esqueça os jornalistas (na figura daquele que disse que só entrevistaria você com polígrafo ao lado -um escárnio!). Nem cito nomes. Não vale a pena.



Paulo Gustavo teve uma passagem visceral, vitoriosa e avassaladora na minha vida

Djamila Ribeiro (2021) Nos tornamos próximos, mas nunca nos encontramos pessoalmente e por isso nunca o abracei.



De volta à reforma tributária

Nelson Barbosa (2021) O desenho da reforma técnica existe desde os anos 1990; o apoio político ainda não.



Lina Bo Bardi tem sua arquitetura contraditória destrinchada em biografias

Walter Porto (2021) Livros se debruçam sobre a vida e obra da responsável pelo Masp, que alcançou aclamação póstuma em Veneza.



Saber de Lina Bo Bardi é entender como tirar o país de todo tipo de pobreza

Fernanda Torres (2021) Além das formas, arquiteta antropóloga enxergava a chuva, o vento, a natureza e a vida.



Joe Biden was a boring candidate. He now draws comparisons to FDR

The Economist (2021) The first 100 days of the Biden presidency have shown that he will pursue that philosophy in surprisingly maximalist fashion for a supposed moderate, even with such slim margins of Democratic control in Congress.



Réquiem para um governo de sacripantas, parvos, malandrões e nulidades

Ricardo Kotscho (2021) De onde saiu tanto lixo humano para montar um time de mentecaptos e bandoleiros civis e militares que tomaram o país de assalto dispostos a não deixar pedra sobre pedra?



Carta aberta a Alípio Viana Freire

Paulo Vannuchi (2021) Desculpe a demora, Alípio, mas somente hoje consigo responder àquela sua corajosa carta de 30 de dezembro de 2009.



Altamente recomendável

José Eli da Veiga (2021) Tudo dependerá de uma profunda mutação tecnológica, factualmente similar às que engendraram a era do computador e a era digital.




Fale conosco: ceciliaheise46@gmail.com