The Political Construction of Brazil

2017. An encompassing analysis of Brazil’s society, economy and politics since the Independence. A national-dependent interpretation. Three historical cycles of the relation state-society: State and Territorial Integration Cycle (1822-1929), Nation and Development Cycle (1930-1977) and Democracy and Social Justice Cycle (1977-2010). Crisis since then. (Book: Lynne Rienner Publishers)

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Macroeconomia Desenvolvimentista

2016. With José Luis Oreiro e Nelson Marconi. Our more complete analysis of Developmental Macroeconomics – the central economic theory within New Developmentalism. (book)

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Implementação Nível Federal


Documentos 1 a 40 de 40



Apagão aéreo (Folha, 11.04.07)

2007. with Paulo Modesto. The medium term solution of the flight controllers crisis depends on structural management reforms. (Article in Folha de S.Paulo)



Teto de R$24.500

2007. Matéria publicada no jornal Valor



Teto salarial eleva gastos do Judiciário nos Estados

2007. Folha de S.Paulo, Silvana de Freitas. Implantação de limite aos contracheques tem resultado inverso ao que seria esperado. (Jornal: Folha de S.Paulo)



A desordem no salário público

2007. Mario Cesar Flores. Tem havido algumas medidas episódicas e limitadas visando à redução da desordem, mas até agora essas medidas, nas quais se inserem os salários da pletora clientelista dos cargos comissionados, vêm sendo inseguras como correção e não resolvem o problema estrutural. (Jornal: Estado de S.Paulo)



Procurador-geral inicia ação contra decisão do CNMP

2006. Estado de S.Paulo. Nota de ação direta de inconstitucionalidade contestando resolução editada nesta semana pelo CNMP que autoriza o pagamento de salários de até R$ 24,5 mil para promotores e procuradores estaduais. (Jornal Estado de S.Paulo)



Presidente do TSE contesta poder do conselho para administrar Judiciário

2006. Estado de S.Paulo. TSE contesta a competência do órgão criado pela reforma do Judiciário para exercer o controle externo do Poder. (Jornal: Estado de S.Paulo)



CNJ abre outra brecha para elevar teto do judiciário nos Estados

2006. Mariângela Gallucci e Marcelo Auler. Por unanimidade, conselho conclui que desembargadores aposentados de PE podem receber até R$ 24,5 mil. (Jornal: Estado de S.Paulo)



O MP fura seu teto

2006. Editorial Estado de S.Paulo. O CNMP aprovou uma resolução que equipara o teto salarial dos promotores e procuradores estaduais de Justiça aos vencimentos dos ministros do STF. A decisão contraria a Constituição. (Jornal: Estado de S.Paulo)



Inventor do teto, Bresser defende nível salarial (Folha, 27.11.06)

2006. Bresser-Pereira informs that the present ceiling for the remuneration of public officials corresponds to the indexation of the value agreed in 1995 with the president of the Supremo Tribuanal Federal. (Interview: Folha de S.Paulo).



Após 18 anos, teto salarial ainda é descumprido

2006. Mônica Izaguirre. Três artigos, "Após 18 anos, teto salarial ainda é descumprido", "Regras são controversas, apesar de emendas à Constituição" e "Norma limitada no Legislativo". (Jornal: Valor Econômico)



A reforma perdida

2006. Luís Nassif. Artigo escrito no caderno "Dinheiro" afirma que o crescimento dos gastos com pessoal começou no não tão longínquo 1999 e aumentou nos últimos anos. (Jornal: Folha de S.Paulo)



Retrocesso administrativo

2006. Editorial Estado de S.Paulo. Artigo sobre a reforma administrativa, introduzida em 1998 pela Emenda Constitucional (EC) n.º 19, que está sendo derrubada pelo Supremo Tribunal Federal. (Jornal: Estado de S.Paulo)



Profissionalização da gestão pública e metodologia participativa

2005. Jackson De Toni. O objetivo desse texto consiste em problematizar o paradigma de gestão dominante no Estado tal como o encontramos estruturado na realidade brasileira contemporânea. Identificação das premissas e dos caminhos da implementação de um modelo caracterizado pela eficácia, eficiência, desenvolvimento contínuo de competências e democratização das relações de trabalho. (Paper: X Congreso Internacional del CLAD)



Formação de carreiras para a gestão pública contemporânea: o caso dos especialistas em políticas públicas e gestão governamental

2005. Elisabete Ferrarezi e Adélia Zimbrão. O objetivo desta apresentação é analisar duas edições realizadas desse novo curso de formação de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental e discuti-la tendo em vista os desafios contemporâneos da administração pública. (Paper: X Congreso Internacional del CLAD)



Capacitação de funcionários da área de atendimento: relato de uma experiência bem sucedida de melhoria de qualidade dos serviços prestados ao cidadão

2005. Márcia Angare Pereira. Este artigo relata o projeto de capacitação do Curso de Melhoria da Qualidade do Atendimento ao Cidadão e suas conclusões realizado em 2004 pela Fundação do Desenvolvimento Administrativo - Fundap, visando implementar uma política de capacitação dos servidores públicos estaduais. (Paper: X Congreso Internacional del CLAD)



A profissionalização do agente institucional gestor de política social como política de diretos de cidadania: o caso da gestão da assistência social na cidade de São Paulo

2005. Aldaíza Sposati. Caracterização das demandas de profissionalização da gestão das políticas sociais a partir dos impactos neoliberais no modelo de Estado Social na América Latina e mais particularmente sob influência do caso brasileiro, por entender que este eixo permite maior alcance de análises comparadas com demais realidades latino americanas. (Paper: X Congreso Internacional del CLAD)



La reforma del estado brasileño y el desarrollo

2005. Bresser-Pereira and Regina Silvia Pacheco. Brazilian public administration is not so inefficient as it is commonly said. Public management reform is already playing a role in this process. Portuguese version available . (Article: Revista Política Colombiana)



Civil Servans Legal Regime

Altera dispositivos das Leis 8.112/90, 8.460/92 e 2.180/54 e dá outras providências.



Cambios en el perfil de los dirigentes públicos en Brasil y desarrollo de competencias de dirección

2003. Regina Silvia Pacheco. (Paper: Revista del CLAD Reforma y Democracia)



A evolução do perfil da força de trabalho e das remunerações nos setores público e privado ao longo da década de 1990

2003. Nelson Marconi. A evolução do perfil da força de trabalho e dos salários praticados no setor público ao longo da década de 1990, comparando com o comportamento observado no setor privado, e sugestão de medidas para a melhoria do sistema salarial. (Paper: Revista do Serviço Público)



Política de recursos humanos para a reforma gerencial: realizações do período 1995-2002

2002. Regina Silvia Pacheco. O texto apresenta as principais ações realizadas pelo Governo Federal no período 1995-2002, na área de recursos humanos. (Paper: Revista do Serviço Público).



A política de recursos humanos e a profissionalização da administração pública no Brasil do século XXI : um balanço provisório

2002. Pedro César Lima de Farias e Francisco Gaetani. O Executivo vem produzindo uma silenciosa reforma na sua política de recursos humanos ao mesmo tempo que vem profissionalizando sua força de trabalho de maneira inédita na história do país. (Paper: VII Congreso Internacional del CLAD)



A política de recursos humanos na gestão FHC

2002. Marianne Nassuno, Cristóvão de Melo e Carlos H. Knapp (orgs.). Registro dos esforços realizados no sentido de construir uma burocracia profissional, qualificada para os enormes desafios que o Governo Federal tem que enfrentar. (Livro: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Secretaria de Gestão ).



Controle da caça ao rinoceronte

1999. Claudia Costin. A definição de critérios para a dispensa de funcionários públicos quando a despesa com a folha de pagamento exceder os limites fixados em lei. (Jornal: O Estado de S.Paulo)



El fortalecimiento de las carreras de Estado: la experiencia brasileña

1999. Nelson Marconi. (Paper: Revista del CLAD Reforma y Democracia)



As pessoas e a gestão de pessoas 70 anos depois

1998. Caio Marini. O sucesso de uma organização depende de sua capacidade de administrar a tensão entre a disciplina estratégica e a necessidade de responder tempestivamente às mudanças, isto significa gestão e desenvolvimento de pessoas. (Paper: Revista TEMA)



Pela dignidade da função pública

1998. Claudia Costin. Não é possível pensar a modernização, a renovação ou a reforma da Administração Pública, no Brasil, sem refletir sobre a necessidade de se recuperar a dignidade da função pública. (Paper: site)



Sistema de avaliação e premiação por resultados da Embrapa

1998. Alberto Duque Portugal, Antônio Flávio Dias Ávila, Elísio Contini e Geraldo da Silva e Souza. Apresentação dos conceitos e aspectos operacionais do Sistema de Avaliação e Premiação por Resultados da Embrapa/SAPRE. (Paper: Revista do Serviço Público).



Fundamentos para uma política de carreiras no contexto da reforma gerencial

1998. Marcelo de Matos Ramos. Este artigo procura estabelecer as bases para a recuperação dos fundamentos da gestão de pessoal na administração pública. (Paper: Revista do Serviço Público).



Capacitação e desenvolvimento organizacional no setor público.

1997. Francisco Gaetani e Sheila Brandão Baggio. Reflexão apresentada num quadro de incertezas e indeterminação sobre o futuro da Reforma do Estado (ou das alternativas de reformas), não podendo servir de álibi para a paralisia, o escapismo e a protelação, comportamentos tão frequentes na esfera pública. (Paper: II Congreso Internacional del CLAD)



Corrigindo distorções na estrutura dos salários

1997. Luiz Carlos Capella. É demagógico tentar incutir nos servidores a idéia de que um pouquinho para todos é melhor opção do que um acerto estrutural em partes, porém continuado, e com responsabilidade. (Jornal: Correio Braziliense)



Reforma administrativa e direito adquirido

1997. Paulo Modesto. Texto redigido originalmente em forma de perguntas e respostas e utilizado como subsídio para discussão da PEC 41/97 no Senado Federal. (Paper: Site)



Teto Salarial de R$ 12.720,00

1997. Luiz Carlos Bresser-Pereira. Nota técnica comentando a aprovação do teto salarial. (Documentos: Arquivo de Bresser-Pereira)



Uma breve comparação entre os mercados de trabalho do setor público e privado

1997. Nelson Marconi. As diversas características dos mercados de trabalho do setor público e privado, ressaltando as distorções observadas no setor público, a fim de demonstrar o grau de segmentação entre ambos. (Paper: Revista do Serviço Público).



Meritocracia à brasileira: o que é desempenho no Brasil?

1996. Lívia Barbosa. A meritocracia e a avaliação de desempenho no setor público brasileiro e na sociedade. (Paper: Revista do Serviço Público).



Dia do Servidor (Jornal do Brasil e Correio Braziliense, 28.10.96)

1996. A reforma administrativa será decisiva para definir o Estado moderno do século 21, onde os servidores públicos localizados no núcleo estratégico do estado e nas agências executivas terão um papel decisivo e altamente prestigioso a executar (Jornal do Brasil and Correio Braziliense, 28.10.1996).



Previdência e Privilégios (Estado, O Globo, 06.02.96)

1996. (Article: O Estado de S.Paulo e O Globo)





O Cidadão e o Servidor (Folha, 03.10.95)

1995. (Article: Folha de S.Paulo)






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