The Political Construction of Brazil

2017. An encompassing analysis of Brazil’s society, economy and politics since the Independence. A national-dependent interpretation. Three historical cycles of the relation state-society: State and Territorial Integration Cycle (1822-1929), Nation and Development Cycle (1930-1977) and Democracy and Social Justice Cycle (1977-2010). Crisis since then. (Book: Lynne Rienner Publishers)

Mais informações

Macroeconomia Desenvolvimentista

2016. With José Luis Oreiro e Nelson Marconi. Our more complete analysis of Developmental Macroeconomics – the central economic theory within New Developmentalism. (book)

Mais informações

O fracasso das manifestações de domingo

Luiz Carlos Bresser-Pereira

Nota no Facebook, 28.3.2017

O fracasso das demonstrações do último domingo, patrocinadas pelas mesmas entidades liberal-dependentes, principalmente quando comparadas com o êxito das demonstrações do dia 15 último, deve ter deixado confusos e preocupados os políticos oportunistas no Planalto e no Congresso que promoveram o impeachment e em seguida vêm apoiando reformas e políticas neoliberais como a do teto de gastos, a terceirização, e a reforma da previdência. Esses políticos embarcaram nessa luta de classes de baixo para cima, que define o liberalismo dos nossos dias, porque supuseram que as leis contra os pobres e os trabalhadores que estão patrocinando teriam apoio popular. Deve estar começando a ficar claro para eles que isto não é verdade.
Por outro lado, não apenas os pobres mas também as classes médias devem estar ficando preocupadas com a atuação do Ministério Público, do Poder Judiciário, e da Polícia Federal. Se elas agem para moralizar o Brasil, como foram entregar o comando do país a um grupo de políticos muito mais envolvido nas propinas do que os que estavam no poder? E por que o uso da média para acusar políticos e empresas, como temos visto na Operação Lava Jato, e agora acabamos de ver na Operação Carne Fraca. Para moralizar o país, ou para promover os campeões da moralidade às custas do interesse nacional?
As classes médias devem estar ficando realmente preocupadas com tudo isso. Devem estar percebendo que estão atendendo aos interesses de oportunistas e das elites financeiro-rentistas, não aos seus interesses, ou aos interesses do Brasil.
  


Fale conosco: ceciliaheise46@gmail.com