The Political Construction of Brazil

2017. An encompassing analysis of Brazil’s society, economy and politics since the Independence. A national-dependent interpretation. Three historical cycles of the relation state-society: State and Territorial Integration Cycle (1822-1929), Nation and Development Cycle (1930-1977) and Democracy and Social Justice Cycle (1977-2010). Crisis since then. (Book: Lynne Rienner Publishers)

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Macroeconomia Desenvolvimentista

2016. With José Luis Oreiro e Nelson Marconi. Our more complete analysis of Developmental Macroeconomics – the central economic theory within New Developmentalism. (book)

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Um fantasma ronda o Ocidente

Slavoj Zizek

Folha de S. Paulo - Mais!, 5 de junho de 2005.


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As comunidades amish dos EUA praticam a instituição do "rumspringa" (do alemão "herumspringen", que significa saltar aleatoriamente): aos 17 anos, seus filhos (até então submetidos a uma estrita disciplina familiar) são libertados; recebem permissão e até são incentivados a sair para aprender e experimentar os hábitos do mundo "inglês" que os rodeia -eles dirigem carros, escutam música pop, assistem à televisão, envolvem-se com bebidas, drogas, sexo desenfreado... Depois de alguns anos, precisam decidir: vão se tornar membros da comunidade amish ou vão deixá-la e transformar-se em cidadãos norte-americanos comuns?


O não é uma mensagem e uma expressão de esperança de que a política continue viva e possível


Longe de ser permissiva e dar aos jovens uma opção realmente livre, isto é, dar-lhes a possibilidade de decidir com base no pleno conhecimento e na experiência dos dois lados da opção, essa solução é preconceituosa da maneira mais brutal, uma opção das mais falsas que poderia haver.
Quando, depois de longos anos de disciplina e fantasias sobre os prazeres ilícitos transgressivos do mundo "inglês" exterior, o adolescente amish é súbita e desprevenidamente atirado nele, é claro que não pode deixar de cair num comportamento extremamente transgressor, "experimentar tudo", atirar-se plenamente em uma vida de sexo, drogas e bebida. E, como nessa vida eles não têm nenhuma limitação ou regulamento inerente, essa situação permissiva inexoravelmente retroage provocando uma ansiedade insuportável -portanto é seguro prever que depois de alguns anos eles voltem para a reclusão de sua comunidade. Não admira que 90% dos filhos amish façam exatamente isso.

Metaopção
É um exemplo perfeito das dificuldades que sempre acompanham a idéia de uma "opção livre": enquanto os adolescentes amish formalmente têm uma opção livre, as condições que eles encontram enquanto estão fazendo a opção a tornam não-livre. Isso também demonstra claramente as limitações da atitude liberal padrão em relação às mulheres muçulmanas que usam o véu: elas podem fazê-lo se for sua livre opção, e não algo imposto por seus maridos ou familiares.
No entanto, quando as mulheres usam o véu em conseqüência de sua livre opção individual (por exemplo, para realizar sua própria espiritualidade), o sig

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